quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ambiente de trabalho : Céu ou inferno?

Cada pessoa, tem um perfil em seu ambiente de trabalho...
Aqueles que são os famosos puxa sacos do chefe, se acham superiores aos outros.
O grupinho, que fala mal do puxa saco e intrigas mais fortes, fazem uma corrente negativa todos os dias para que a pessoa, possa se fuder em breve e que isso seja rápido.
O perfeccionista, luta por um destaque e conserva sempre, sua mesa, sessão ou outros meios na mais perfeita ordem e limpeza.. se tiver relatórios estão corretamente separados por ordem alfabética ao dispor de seu superior a qualquer momento em que for pedido o documento em questão.
O enrolado, descansado, malandro e pedinte.. é aquele  que pega carona no serviço de seus colegas e tem até um destaque aproveitável, afinal ele quebra o galho de todos para que no final do dia, aqueles cafezinhos e favores  que ele serviu e se dispôs sem um pingo de dignidade, tenham um efeito em sua produção na hora de pedir seus  favores, sempre na emergência !
O vitorioso, sempre conta vantagem de seus finais de semana com a galera, praia, balada, muito alcóol ( drogas ?? ) com certeza e uma série de atestado médico, sem contar a avó que morreu seis vezes no mesmo ano, fazedor de grandes planos e é o primeiro a ser demitido e ainda debate nos recursos humanos que todas aquelas faltas e falsificaçoes de documentos são reais.
O isolado sabe tudo o que acontece e os demais sempre tratam bem, porque é uma pessoa envolvida em tamanho silencio quebrado apenas para abrir a boca pra falar o necessário, tentam até um convite pra aquele chopinho no final do expediente, mas de tanto recusar ninguém o chama mais.
O reclamão, esse pega alguém pra cristo, tem sempre um que ouve e concorda com todas aquelas idéias super idiotas, de fazer o motim, invadir a sala do chefe, tipo dá um tiro pro alto e gritar que a empresa ta dominada, sem contar que fala sempre de descontos, vale refeição, o salário e  critica o desenvolvimento dos outros, e sua vida é sempre depressiva e cheia de problemas que a empresa toda sabe, pois não cansa de falar as mesmas coisas.
O idealista, este faz um mapa astral da empresa, julga a conduta de seu superior tenta evangelizar os colegas e prega a conduta da visão dele. Um papo totalmente mega chato, quando diz algo realmente interessante, aí é tarde só restou o  isolado pra ouvir, ou seja não vai ser passado adiante.
O novato, este carrega a cruz mais pesada.. pois os outros fazem questão de mostrar que sabem, conhecem e desenvolvem muito bem cada um a sua função, exploram e  toma esporro do perfeccionista, é logo alvo do malandro, afinal contato pra ele é tudo, fica perdido no primeiro dia tentando separar quem presta, das sementes ruins, observa tudo, sempre sorridente para todos na sala do cafezinho, quando o superior aparece faz questão de mostrar que está dominando a tarefa, mesmo que esteje super atolado num bolo de  bosta.. que  ta dificil sair, mas vai ter comer assim mesmo. rsrs
O veterano legal, esse ta de bem com a vida, todos ou a maioria se apoiam nele porque é uma pessoa desencanada com o serviço, anos na empresa, tem a confiança do patrão, isso dito em publico.. vira uma espécie de dicionário para os demais, quem nao souber o que é planilha, ele explica no maior bom humor, vira um espelho pricipalmente para o novato.
O veterano X9, espião , fofoqueiro.. toda empresa tem... enquanto não toma uma dura séria de um de seus colegas revoltados ou juntam um grupo pra acabar com a palhaçada, a intenção dele é ferrar e pior de tudo é que consegue, esse não tem vida própria.. trabalha pra ver um erro dos outros pra transformar em dilúvio... e consegue sucesso e soberania com o chefe.
O chefe, esse é o grande mosntro quando aparece. Mas existe o legal, bacaninha sempre no maior astral, fala sério quando o bicho já pegou e demite quando o bicho já comeu.
Seja onde for... do portão para dentro cabe a cada pessoa cuidar de suas tarefas, o trabalho é para isso executar com perfeição a sua tarefa, fazer valer suas horas extras e receber por elas, quando se trabalha em uma empresa que é digna de honrar seus funcionários em dia com pagamentos e com os extras, isso conta muito para um trabalhador, abrir o seu contra cheque ou para os trabalhadores informais tirar o saldo de sua conta e ver que valeu tudo que foi trabalhado, durante o mês passado, ou semanas atrás.. para receber a devida quantia. Quem faz o ambiente de trabalho somos nós. Ficar atento com seu material, suas funções e principalmente os colegas em questão, faz parte de qualquer batalha.
Pode ser um céu, mas também pode ser o  amargo do fel. Depende de cada um fazer o seu paraíso trabalhista.







Um comentário:

  1. Muito Bom Edu!!! Mandou bem e falou tudo!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir